Aprimore seu processo de tratamento de manganês e outros minerais

19 March 2015

Manganês um metal de suma importância!

O Manganês (Mn) é abundante na crosta terrestre, e incide em muitos minerais, mas apenas alguns possuem viabilidade econômica de processamento e uso comercial. Óxido de MnO2 e Carbonato de Manganês MnCO3 são os principais minerais extraídos e transformados em produtos comercializáveis.

Utilização

Em termos de quantidade, o ferro, alumínio e cobre são os metais mais utilizados atualmente mas, não é amplamente conhecido que o manganês é o número quatro desta lista, sendo um metal importante de fato! A razão para assumir essa posição na tabela é devido ao fato de cerca de 90% das ligas metálicas utilizarem o manganês como parte do processo para a produção de aço e de ferro fundido, assim como em liga de aços especiais. Geralmente o manganês é adicionado na forma de ferro-ligas, como ferro-manganês e silício-manganês, sendo por conveniência ou para ajudar os cálculos do fabricante de aço. Pode também ser adicionado em pequenas quantidades ao alumínio, cobre, níquel, titânio e zinco para melhorar as propriedades destes materiais e adaptá-los a certas aplicações.

O segundo uso mais importante é em pilhas secas, dos tipos zinco-carbono, alcalinas e de lítio-íon, onde ele é utilizado na forma de óxido de manganês. O uso em baterias de lítio tem previsão de crescer, uma vez que pode estender a vida recarregável.

O Manganês também é utilizado como um aditivo para alimentação animal, fertilizantes, pigmentos, vidro, tintas, plásticos, têxteis e tratamento de água.

Mineração & Processamento

Saiba mais como a tecnologia de separação magnética e separação por sensores STEINERT pode melhorar e aprimorar o seu processamento na mineração. Com uma linha de equipamentos de triagem por diferentes critérios e que abrangem uma ampla gama de granulometrias, a STEINERT oferece equipamentos que atuam desde a proteção do processo às aplicações de triagem complexas. Soluções modulares e adaptáveis às suas necessidades!

Entre em contato conosco.