Recuperação precisa e segura de diamantes com o uso da tecnologia de separação por sensores de Raio-X STEINERT

22 November 2015

Pedras preciosas como os diamantes requerem um tratamento especial e preciso durante o processo de classificação. Por isso, o equipamento STEINERT XSS T (sensor de transmissão de raios X) foi adaptado para um sensor ainda mais preciso: STEINERT XTS. Desenvolvemos esta solução de triagem por sensores para possibilitar a maior recuperação de gemas com menor opex.

A pré-concentração e a triagem das rochas nunca foi um procedimento usual em processamentos convencionais de diamantes (kimberlito) logo,  tem-se um produto mais contaminado com presença de resíduos e rejeitos. Como reflexo disso, tornou-se necessário implementar uma metodologia de triagem mais precisa para aprimorar a recuperação de diamantes e prevenir danos durante o processo. 

A STEINERT fornece soluções inovadoras para classificação e recuperação final de diamantes através do uso de tecnologia de transmissão  de Raios-X (STEINERT XRT). No início do processo os diamantes já são recuperados através da STEINERT XSS T, possibilitando a recuperação dos diamantes antes da etapa de esmagamento, onde poderiam ser danificados. Este processo de recuperação de diamantes em estado grosseiro elimina a necessidade de um processo dispendioso de pré-concentração e separação por densidade. 

O STEINERT XST alcança um produto final satisfatório, com detecção dos diamantes em altas taxas de transferência e recuperação. Estes sistemas de triagem são completamente automatizados, sendo uma característica vital para os rígidos padrões de segurança exigidos.